Piastri leva o GP da Arábia Saudita e lidera o Campeonato Mundial de Pilotos
Oscar Piastri conquistou sua terceira vitória da temporada com uma corrida garantida rumo à vitória no Grande Prêmio da Arábia Saudita, tornando o australiano o novo líder do Campeonato de Pilotos no processo. Houve drama no início da corrida no Circuito Corniche de Jeddah, com o pole position Max Verstappen e o segundo colocado Piastri disputando roda a roda antes de Verstappen assumir a liderança na primeira curva.
Foto: Reprodução/F1.com
Embora o holandês inicialmente tenha mantido a liderança, uma penalidade de cinco segundos pela manobra o fez ficar atrás do piloto da McLaren após cumprir a punição em seu pit stop. Piastri permaneceu na frente sem problemas, recebendo a bandeira quadriculada com 2,8s de vantagem sobre o Red Bull de Verstappen, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, garantiu o terceiro lugar e conquistou seu primeiro pódio na temporada.
Norris teve que se contentar com o quarto lugar, apesar de tentar perseguir Leclerc até o final, com a dupla da Mercedes, George Russell e Kimi Antonelli, seguindo em quinto e sexto, respectivamente. Lewis Hamilton, por sua vez, ampliou a pontuação da Ferrari com o sétimo lugar.
Outra equipe que levou para casa o resultado de dois pontos foi a Williams. Carlos Sainz ficou em 8º, seu melhor resultado até agora para a equipe de Grove, enquanto seu companheiro de equipe Alex Albon ficou logo atrás em 9º, com o piloto tailandês segurando Isack Hadjar, da Racing Bulls, apesar de uma disputa acirrada até o final.
Fernando Alonso novamente perdeu pontos na 11ª posição – o piloto da Aston Martin ainda não conseguiu marcar em 2025 – com Liam Lawson terminando em 12ª posição pela Racing Bulls após receber uma penalidade de 10 segundos por sair da pista e ganhar vantagem em um incidente com Jack Doohan. A dupla da Haas, Ollie Bearman e Esteban Ocon, ficou em 13ª e 14ª posições, respectivamente.
Nico Hulkenberg levou seu Kick Sauber até o 15º lugar, à frente do Aston Martin de Lance Stroll, do Jack Doohan da Alpine e do outro Kick Sauber de Gabriel Bortoleto completando a ordem dos classificados.
Dois pilotos não conseguiram passar pela bandeira quadriculada, com Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, da Alpine, sofrendo uma saída precoce após colidirem em um incidente na primeira volta que acionou uma fase de Safety Car.
Mas na frente, Piastri assumiu a liderança do campeonato com 10 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe Norris, tornando-se o primeiro piloto australiano a liderar a classificação do campeonato em 15 anos — o último sendo seu empresário, Mark Webber.
A próxima parada no calendário da F1 será o Grande Prêmio de Miami, de 2 a 4 de maio. Acesse o RACE HUB para descobrir como acompanhar a ação no Autódromo Internacional de Miami.
Confira o top 10 do GP da Arábia Saudita: