Piastri leva o GP da Arábia Saudita e lidera o Campeonato Mundial de Pilotos

Oscar Piastri conquistou sua terceira vitória da temporada com uma corrida garantida rumo à vitória no Grande Prêmio da Arábia Saudita, tornando o australiano o novo líder do Campeonato de Pilotos no processo. Houve drama no início da corrida no Circuito Corniche de Jeddah, com o pole position Max Verstappen e o segundo colocado Piastri disputando roda a roda antes de Verstappen assumir a liderança na primeira curva.

Foto: Reprodução/F1.com

Embora o holandês inicialmente tenha mantido a liderança, uma penalidade de cinco segundos pela manobra o fez ficar atrás do piloto da McLaren após cumprir a punição em seu pit stop. Piastri permaneceu na frente sem problemas, recebendo a bandeira quadriculada com 2,8s de vantagem sobre o Red Bull de Verstappen, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, garantiu o terceiro lugar e conquistou seu primeiro pódio na temporada.

Norris teve que se contentar com o quarto lugar, apesar de tentar perseguir Leclerc até o final, com a dupla da Mercedes, George Russell e Kimi Antonelli, seguindo em quinto e sexto, respectivamente. Lewis Hamilton, por sua vez, ampliou a pontuação da Ferrari com o sétimo lugar.

Outra equipe que levou para casa o resultado de dois pontos foi a Williams. Carlos Sainz ficou em 8º, seu melhor resultado até agora para a equipe de Grove, enquanto seu companheiro de equipe Alex Albon ficou logo atrás em 9º, com o piloto tailandês segurando Isack Hadjar, da Racing Bulls, apesar de uma disputa acirrada até o final.

Fernando Alonso novamente perdeu pontos na 11ª posição – o piloto da Aston Martin ainda não conseguiu marcar em 2025 – com Liam Lawson terminando em 12ª posição pela Racing Bulls após receber uma penalidade de 10 segundos por sair da pista e ganhar vantagem em um incidente com Jack Doohan. A dupla da Haas, Ollie Bearman e Esteban Ocon, ficou em 13ª e 14ª posições, respectivamente.

Nico Hulkenberg levou seu Kick Sauber até o 15º lugar, à frente do Aston Martin de Lance Stroll, do Jack Doohan da Alpine e do outro Kick Sauber de Gabriel Bortoleto completando a ordem dos classificados.

Dois pilotos não conseguiram passar pela bandeira quadriculada, com Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, da Alpine, sofrendo uma saída precoce após colidirem em um incidente na primeira volta que acionou uma fase de Safety Car.

Mas na frente, Piastri assumiu a liderança do campeonato com 10 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe Norris, tornando-se o primeiro piloto australiano a liderar a classificação do campeonato em 15 anos — o último sendo seu empresário, Mark Webber.

A próxima parada no calendário da F1 será o Grande Prêmio de Miami, de 2 a 4 de maio. Acesse o RACE HUB para descobrir como acompanhar a ação no Autódromo Internacional de Miami.

Confira o top 10 do GP da Arábia Saudita:





Anterior
Anterior

Nos 46 anos da BRB Stock Car, Paulão Gomes relembra como Chico Landi ajudou na conquista do primeiro título

Próximo
Próximo

TCR South America tem chegada insana, vitórias argentinas e pódio duplo de Pedro Cardoso em Oberá